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Sim, na teologia cristã, a Bíblia apresenta Jesus como o noivo e a igreja como sua noiva, que se prepara para as Bodas do Cordeiro, quando Ele a buscará de volta. Essa metáfora bíblica ilustra o amor de Jesus pela igreja, seu sacrifício por ela e a preparação que a igreja deve ter para o encontro final. Cristo como Noivo: Jesus é descrito como o noivo que amou a igreja ao ponto de dar a sua vida por ela. Ele a purifica e a santifica através de Sua palavra, para que um dia a encontre perfeita. A Igreja como Noiva: A igreja é representada pela noiva que aguarda o retorno do noivo. Essa espera envolve estar preparada, "pura e perfeita, sem manchas, ou rugas, ou qualquer outro defeito". A santidade, a pureza e a fidelidade são qualidades essenciais para essa noiva preparada. As Bodas do Cordeiro: A Bíblia aponta para um evento futuro chamado "Bodas do Cordeiro", que simboliza a união eterna entre Jesus e a igreja. O livro de Apocalipse descreve a Nova Jerusalém, a noiva celestial, como um símbolo desse encontro final. O chamado ao encontro: Em Mateus 25, Jesus conta a parábola das dez virgens, onde a noiva (a igreja) é chamada para encontrar o noivo à meia-noite, enfatizando a importância de estar pronta para o momento de Sua volta. O retorno de Cristo: A promessa de Cristo não falhará, Ele voltará para buscar Sua noiva, aqueles que O esperam em santidade e fidelidade.
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Jesus fala da fé de Abraão ao mencionar que Abraão se alegrou por ver o seu dia e ao destacar a sua justificação por obras, como quando ofereceu Isaque. A fé de Abraão é retratada como uma fé que o levou a obedecer a Deus sem saber para onde ia, a morar em tendas e a ter a certeza de que Deus cumpriria suas promessas, mesmo nas situações mais difíceis, como ao oferecer o seu filho em sacrifício. Obediência e confiança: Abraão demonstrou uma fé que o levou a obedecer a Deus e sair de sua terra, confiando nas promessas divinas mesmo sem saber o destino. Fé nas promessas divinas: Ele acreditava nas promessas de Deus, como a de ter descendência numerosa e de que seu filho Isaque seria o herdeiro, o que o permitiu ser obediente mesmo quando Deus o testou ao pedir o sacrifício de Isaque. Fé e obras: A Bíblia, especialmente a carta de Tiago, destaca que a fé de Abraão foi confirmada e justificada pelas suas ações, ao oferecer Isaque sobre o altar. Fé para o futuro: Jesus também afirmou que Abraão "se alegrou por ver o meu dia", indicando que Abraão teve uma visão antecipada do futuro e se regozijou com isso, demonstrando uma fé voltada para a promessa messiânica.
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Jesus fala sobre subir em diferentes contextos, mas principalmente para explicar sua ascensão ao Pai e o que isso significa. Ele mencionou "subir" ao dizer a Maria Madalena que ainda não havia subido ao Pai, mas que isso aconteceria em breve, instruindo-a a avisar os discípulos. Outras falas abordam a subida para Jerusalém, prenunciando sua paixão, e o tema espiritual de "subir" a Deus, que para Jesus significa descer às profundezas da condição humana para elevá-la. Ascensão ao céuO que Jesus disse: "Não se agarre a mim, pois ainda não subi ao Pai. Mas vá procurar meus irmãos e diga-lhes: 'Eu vou subir para meu Pai e Pai de vocês, para meu Deus e Deus de vocês'". Propósito: Anunciar aos discípulos que ele estava prestes a ascender ao Pai, um evento que se concretizaria pouco tempo depois. Outros significados de subirSubida para Jerusalém: Em um momento anterior, Jesus falou sobre sua jornada para Jerusalém, um "subir" que culminaria em sua entrega, condenação e morte. Subir ao céu (espiritual): Jesus também se referiu à ideia de subir ao céu como um tema espiritual. Em uma conversa com Nicodemos, ele disse: "ninguém subiu ao céu, senão aquele que de lá desceu, a saber, o Filho do homem". Descer para subir: Em um sentido mais profundo, a ideia de "subir" está conectada com a "descida" à condição humana. A ascensão de Jesus é vista como um movimento que começa com uma profunda descida ao sofrimento e à morte, para depois ser exaltado à destra de Deus.
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