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Sim, na teologia cristã, a Bíblia apresenta Jesus como o noivo e a igreja como sua noiva, que se prepara para as Bodas do Cordeiro, quando Ele a buscará de volta. Essa metáfora bíblica ilustra o amor de Jesus pela igreja, seu sacrifício por ela e a preparação que a igreja deve ter para o encontro final. Cristo como Noivo: Jesus é descrito como o noivo que amou a igreja ao ponto de dar a sua vida por ela. Ele a purifica e a santifica através de Sua palavra, para que um dia a encontre perfeita. A Igreja como Noiva: A igreja é representada pela noiva que aguarda o retorno do noivo. Essa espera envolve estar preparada, "pura e perfeita, sem manchas, ou rugas, ou qualquer outro defeito". A santidade, a pureza e a fidelidade são qualidades essenciais para essa noiva preparada. As Bodas do Cordeiro: A Bíblia aponta para um evento futuro chamado "Bodas do Cordeiro", que simboliza a união eterna entre Jesus e a igreja. O livro de Apocalipse descreve a Nova Jerusalém, a noiva celestial, como um símbolo desse encontro final. O chamado ao encontro: Em Mateus 25, Jesus conta a parábola das dez virgens, onde a noiva (a igreja) é chamada para encontrar o noivo à meia-noite, enfatizando a importância de estar pronta para o momento de Sua volta. O retorno de Cristo: A promessa de Cristo não falhará, Ele voltará para buscar Sua noiva, aqueles que O esperam em santidade e fidelidade.
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Jesus fala da fé de Abraão ao mencionar que Abraão se alegrou por ver o seu dia e ao destacar a sua justificação por obras, como quando ofereceu Isaque. A fé de Abraão é retratada como uma fé que o levou a obedecer a Deus sem saber para onde ia, a morar em tendas e a ter a certeza de que Deus cumpriria suas promessas, mesmo nas situações mais difíceis, como ao oferecer o seu filho em sacrifício. Obediência e confiança: Abraão demonstrou uma fé que o levou a obedecer a Deus e sair de sua terra, confiando nas promessas divinas mesmo sem saber o destino. Fé nas promessas divinas: Ele acreditava nas promessas de Deus, como a de ter descendência numerosa e de que seu filho Isaque seria o herdeiro, o que o permitiu ser obediente mesmo quando Deus o testou ao pedir o sacrifício de Isaque. Fé e obras: A Bíblia, especialmente a carta de Tiago, destaca que a fé de Abraão foi confirmada e justificada pelas suas ações, ao oferecer Isaque sobre o altar. Fé para o futuro: Jesus também afirmou que Abraão "se alegrou por ver o meu dia", indicando que Abraão teve uma visão antecipada do futuro e se regozijou com isso, demonstrando uma fé voltada para a promessa messiânica.
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Jesus não fala diretamente sobre o beijo na mão. No entanto, os Evangelhos mencionam um beijo usado por Judas como um sinal de traição (Mateus 26:48-50, Marcos 14:43-45, Lucas 22:47-48) e um beijo como forma de saudação e respeito (Cânticos 1:2). Beijo na mão e traição:Em Mateus 26, Judas usa um beijo como um sinal para os soldados que o prendem, indicando a Jesus (Mateus 26:48-50). Essa narrativa é repetida em Marcos e Lucas, com algumas variações, mas sempre com a mesma ideia de traição por meio de um beijo (Marcos 14:43-45, Lucas 22:47-48). Beijo como saudação e respeito:O Cântico dos Cânticos menciona um beijo como forma de expressão de amor e carinho (Cânticos 1:2). Em outros contextos, o beijo pode ser uma forma de saudação ou de mostrar respeito, como no caso de beijar as mãos de um sacerdote recém-ordenado (isto é, o beija-mãos). Beija-mãos:O beija-mãos é um gesto tradicional que os fiéis praticam com os sacerdotes recém-ordenados, como forma de respeito e devoção.Tem origem nos tempos de Jesus, quando as pessoas beijavam as mãos de Jesus para receberem a sua bênção. Em resumo:Jesus não fala explicitamente sobre o beijo na mão, mas os Evangelhos mencionam um beijo usado como sinal de traição e outro como forma de saudação e respeito. O beija-mãos é uma tradição que tem origem nos tempos de Jesus, com o significado de respeito e devoção. Jesus não fala diretamente sobre o beijo na mão. No entanto, os Evangelhos mencionam um beijo usado por Judas como um sinal de traição (Mateus 26:48-50, Marcos 14:43-45, Lucas 22:47-48) e um beijo como forma de saudação e respeito (Cânticos 1:2).
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